COREN-MA comemora os 10 anos dos Anjos da Enfermagem



O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) promoveu uma solenidade especial, na última quarta-feira, 22, para comemorar a passagem dos dez anos de criação do Instituto Anjos da Enfermagem, e os cinco anos de implantação do programa no Maranhão. O estado foi o primeiro a possuir um núcleo do instituto, que hoje totaliza 18.

 Ao fazer a abertura do encontro, a presidente do COREN-MA recitou a “Oração do Enfermeiro”, e a “Oração do Anjo da Guarda”, que, segundo ela, descrevem muito bem a essência da enfermagem, “uma profissão humanitária, cujo principal objetivo é resguardar vidas”. “Nós reclamamos muito da nossa carga horária e do piso salarial, mas eles são um reflexo de como a nossa história começou, uma profissão voltada muito para esse lado humanitário, onde o importante era ajudar as pessoas fragilizadas e, por muitos anos, nós pensamos dessa forma”, disse.

Fizeram parte da mesa solene, além da presidente Célia Rezende, o reitor da Universidade Ceuma, Marcos Barros e Silva, a professora Wiljanita Barbosa, representando o Instituto Florence, a coordenadora pedagógica do setor de Oncologia do Hospital Aldenora Bello (IMOAB), Alice Dino, e a coordenadora estadual dos Anjos da Enfermagem, Leandra Márcia Ribeiro da Silva.

O reitor da Uniceuma, professor Marcos Barros e Silva, ressaltou a importância de iniciativas como a dos Anjos da Enfermagem: “Esse projeto representa, de uma maneira simples, o bem. São pessoas fazendo o bem, sem olhar a quem. Nós ficamos muito felizes em ver os alunos engajados em um projeto como esse, pois a nossa responsabilidade, como educadores, não é formar somente excelentes enfermeiros, é formar cidadãos”, declarou.

Algumas pessoas e instituições que contribuíram para a trajetória de sucesso do programa social no Maranhão foram homenageadas, entre elas o reitor da Uniceuma, Marcos Barros e Silva, e a diretora-geral do Instituto Florence, Rita Ivana Barbosa Gomes, como representantes das instituições “Parceiras do Bem”; Eremita Val Rafael, Kheila Azevedo Ferreira Passos e Luís Fernando Bogéa Pereira, como coordenadores locais; Leandra Márcia Ribeiro, pelo trabalho desenvolvido na coordenação Estadual; Glaucia Santos de Oliveira, Lucas Pereira Lima, Danilo Gomes Ferreira e Adriana Silva Serra, anjos destaques das quatro gerações; e  Jakeline Duarte, idealizadora do Instituto Anjos da Enfermagem.

Além de homenagear as pessoas que contribuíram e contribuem para o programa Anjos da Enfermagem, a presidente Célia Rezende estendeu as homenagens a três colaboradoras do Coren-MA: a enfermeira fiscal Cássia Lopes, funcionária destaque em 2012 do setor de fiscalização, e ainda a secretária executiva Eudiane Carvalho, e Pollyana Serra, assessora de comunicação, consideradas, nas palavras da presidente, os seus “anjos da guarda”, pelo empenho e dedicação na organização dos eventos promovidos pela gestão 2012-2014.

Participaram também do evento conselheiros e funcionários do Coren-MA, voluntários das quatro gerações do programa Anjos da Enfermagem, as representantes do Uniceuma, Márcia Cristina Aguiar Mendes Machado (coordenadora adjunta do curso de enfermagem) e Nerize Nayara de Mesquita (professora e coordenadora local dos Anjos da Enfermagem), e a psicóloga Célia Bertolucci, que foi a primeira coordenadora local dos Anjos da Enfermagem no Hospital Aldenora Bello.

Fonte: COREN - MA

Compartilhar post

Bookmark and Share

0 comentários :

Postar um comentário