Conte sua história: voluntário do Maranhão fala sobre a importância do projeto


Danilo Gomes é voluntário da terceira geração de Anjos da
Enfermagem no Maranhão (FOTO: Arquivo Pessoal)

A segunda matéria da série Conte Sua História traz o relato de um voluntário do núcleo Maranhão. Estudante do Instituto Florence de Ensino Superior, Danilo Gomes fala sobre o aprendizado que adquiriu durante o trabalho com as crianças, e a influência da humanização em seu futuro profissional. Leia:

“Através das visitas pudemos vivenciar as conquistas e dificuldades encontradas pelos pacientes. O objetivo do projeto é criar futuros profissionais humanizados, que realmente se sensibilizem com a história de vida de cada paciente. Pude perceber diversos casos, desde crianças frágeis, que conquistaram sua reabilitação, a famílias que suportavam diversos obstáculos e dificuldades impostas pelo câncer.

Pude perceber casos que, através da força de vontade e fé,revertiam os piores sintomas como a dor e o próprio medo da morte, contribuindo fortemente para uma recuperação mais eficaz. Infelizmente, também encontrei diversas famílias desacreditadas e vencidas pelo medo. Vi que é fundamental o papel do profissional orientando e estimulando o paciente e a família a lutar contra o câncer, pois os vínculos, a crença, e o apoio ao paciente são fundamentais para sua recuperação.

Os momentos em que pude compartilhar experiências de vida com os familiares e os pacientes foram de total beneficio e contribuição a minha vida enquanto acadêmico e futuro profissional. Pude aprender, com simples gestos, como a atenção e carinho podem influenciar no tratamento do paciente. Aprendi a superar obstáculos, vivenciando os problemas e dificuldades encontrados pela família. Também pude vivenciar as vitoriosas conquistas sobre o câncer, aprendendo a dar valor a minha vida. O projeto, com certeza, foi de grande contribuição para minha formação, a partir de agora podereioferecer aos meus pacientes uma assistência e atendimento de enfermagem humanizado”. 

Compartilhar post

Bookmark and Share

0 comentários :

Postar um comentário