Anjos da Enfermagem comemoram Dia das Crianças em hospitais do país

Campanha mobilizou mais de 200 voluntários em todo o
país. (Foto: Instituto Anjos da Enfermagem)

As festividades do Dia da Criança foram marcadas pelas ações desenvolvidas através dos voluntários do Instituto Anjos da Enfermagem, em hospitais parceiros de 18 estados do Brasil. A data foi lembrada por meio da entrega dos donativos arrecadados durante a campanha Brincar É Um Direito, que mobilizou mais de duzentos voluntários no mês de setembro.

Os cadernos e livros deram espaço à dedicação e esforço para uma das campanhas de arrecadação promovidas pelo Instituto Anjos da Enfermagem. Com a meta de arrecadação de 300 brinquedos para cada núcleo, os voluntários arregaçaram as mangas e conseguiram superar a marca estipulada pela coordenação nacional. O estado do Amazonas, por exemplo, arrecadou 621 brinquedos durante a campanha, ultrapassando a meta geral. Sergipe também ultrapassou, com 725 donativos, assim como Maranhão, com 1.350 itens, Bahia, com a marca de 1.600 brinquedos doados, e o estado da Paraíba, com 2.300 itens arrecadados.

Para a coordenadora do Núcleo de Implantação, Monitoramento, Controle, Avaliação, Pesquisa e Projetos (NIMCAP), Georgina Tavannes, “esse empenho por parte dos voluntários é o principal combustível para o desenvolvimento da campanha e o sucesso que ela tem”. Segundo a diretora geral e fundadora do Instituto Anjos da Enfermagem, Dra. Jakeline Duarte, “esse tipo de campanha é muito importante não só pelo resultado que causa no tratamento das crianças atendidas, mas também para a formação profissional dos estudantes de enfermagem voluntários do projeto, através de planejamento, metas e resultados, conhecimentos e práticas importantes na gestão em saúde”, explicou.

Além dos resultados para a criança e voluntários, as campanhas estimulam o maior grupo de profissionais de saúde de país, além de funcionários de empresas diversas, que, ano após ano, estão aderindo à causa. Para se ter uma ideia da dimensão da campanha e da participação do público externo, até o momento, o instituto arrecadou, em 11 estados, o total de 10.006 brinquedos, 3.627 itens a mais que o arrecadado por todos os núcleos na campanha do ano passado, quando 6.379 brinquedos foram doados para crianças com câncer e comunidades carentes.

O Instituto Anjos da Enfermagem enxerga essa campanha como a oportunidade de reafirmar as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 16, parágrafo IV, garantindo que o direito à liberdade da criança compreende, entre tantos aspectos, o brincar, praticar esportes e divertir-se. Sendo assim, a campanha Brincar É Um Direito se propõe a conscientizar e concretizar o direito de todos os pequenos que o programa auxilia, sejam em tratamento contra o câncer ou em comunidades carentes.

Em todo o Brasil, os núcleos do Instituto Anjos da Enfermagem recebem apoio direto do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren), além das universidades e parceiros dos estados onde atua, consolidando-se como o maior projeto de responsabilidade social da enfermagem brasileira.

Compartilhar post

Bookmark and Share

0 comentários :

Postar um comentário