Parabéns Enfermeiro! Hoje é o seu dia



Os Anjos da Enfermagem não poderiam ficar de fora da homenagem a esse grupo de profissionais que é exemplo de dedicação, carinho e responsabilidade: os enfermeiros.

Parabéns a você que leva alento, sorrisos, cuidados e assistência aos enfermos de todo o Brasil.

Não poderíamos deixar de registrar também as nossas felicitações aos nossos voluntários, futuros enfermeiros, que nos ajudam a levar sorrisos para milhares de crianças com câncer.

PARABÉNS!

UM POUCO DE HISTÓRIA

No dia 12 de maio comemora-se em todo o mundo o Dia do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem a Florence Nightingale, enfermeira, nascida em 12 de maio de 1820, um ícone da enfermagem moderna, pelo trabalho que desempenhou na Guerra da Criméia em 1854.

No Brasil, registros datam do inicio da atividade ainda na época colonial, com a abertura das Casas de Misericórdia, que tiveram origem ainda em Portugal. A primeira delas, fundada em 1543, ficava na Vila de Santos.

O grande destaque da enfermagem brasileira fica por conta da baiana Ana Neri. Nascida em 1814, viúva aos 30 anos, ao ver seus dois filhos convocados para a Guerra do Paraguai, não resiste à separação da família e coloca-se à disposição da Pátria. Chega aos campos de batalha e não mede esforços para dar assistência aos feridos, inclusive improvisando hospitais. Depois de cinco anos volta ao Brasil e recebe uma coroa de louros. A primeira Escola de Enfermagem fundada no Brasil recebe o seu nome.

Hoje, o Brasil possui mais de 100 mil enfermeiros que, junto com técnicos e auxiliares de enfermagem, chegam a somar mais de 900 mil profissionais da área.

Saiba mais sobre a história da enfermagem em: http://www.anjosdaenfermagem.org.br/enfermagem_historiadaenfermagem.php

Compartilhar post

Bookmark and Share

0 comentários :

Postar um comentário