Nota de falecimento: morre Professora Doutora Maria Grasiela Teixeira Barroso



Foi com imensa tristeza que todo o Brasil recebeu, na última sexta-feira (13) a notícia do falecimento da Professora Doutora Maria Grasiela Teixeira Barroso. A notícia foi divulgada no site do Cofen em nota assinada pelo Conselho Federal, junto com o Coren –CE.

A professora recebeu no ano passado a maior comenda da Enfermagem Brasileira - MEDALHA DO MÉRITO DA ENFERMAGEM, outorgada pelo Conselho Federal de Enfermagem e entregue pelo Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do Cofen.

Ela foi responsável pela implantação dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundou o PET, vinculado a CAPES e ao MEC, no qual figura como primeira tutora. Colaborou no processo de criação e implantação da Rede de Enfermagem do Nordeste (RENE).

Dr. Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, Conselheiro Federal e autor da proposta da homenagem junto ao COFEN, destacou os valores incontestes da Professora Grasiela e enalteceu a paixão e o compromisso da mesma com uma enfermagem realizada com ética e humanização.

A presidente do Coren/CE, Dra. Celiane Maria Lopes Muniz, destaca a enorme contribuição que Grasiela Barroso deixou para a categoria: "A professora Grasiela é o exemplo de que o conhecimento precisa ser contínuo e somente ele pode nos elevar a patamares nunca antes imagináveis. A mente humana enriquecida de valores engrandece a alma. É assim que guardaremos a imagem de nossa Mestre. Com saudade, orgulho e incentivo".

Sâmya Coutinho de Oliveira, presidente da ABEn, seção Ceará também pontuou a importância que a professora conquistou no meio acadêmico. "Sem saber, mas com todo o mérito, a ABEn prestou a ultima homenagem que a Dra. Grasiela Barroso recebeu em vida, ao ser aclamada presidente de Honra da Academia Cearense de Enfermagem, lançada ontem à noite no Ceará".

Ao saber do falecimento da mestra, Dra. Jakeline Duarte, Coordenadora Nacional do Projeto Anjos da Enfermagem, divulgou a seguinte nota:

“É com muito pesar que recebo a noticia do falecimento da Dra. Graziela. Lembro-me como hoje, quando estudante do 1º semestre, quando de perto assisti uma palestra com ela. Estava cursando a disciplina de História e exercício da Enfermagem e ela nos
deu uma aula sobre o assunto. Ao final da aula fui falar com ela, sobre a humanização da saúde o papel belíssimo da enfermeira Florence Nightingale no atendimento aos soldados da guerra da Criméia . Lembro-me que ela falou que eu tinha
brilho nos olhos quando falava da enfermagem. Um exemplo para mim e para muitos. Deixará saudades, mas estará em nossos corações sempre.”

Jakeline Duarte
Coordenadora Nacional Anjos da Enfermagem

Com informações COFEN

Compartilhar post

Bookmark and Share

0 comentários :

Postar um comentário