Mais uma implantação de sucesso em Pernambuco

O mês de março assinala em Pernambuco a implantação dos Anjos da Enfermagem. Depois de chegar em outros sete Estados Brasileiros (Ceará - onde o projeto teve início, no município do Cariri - Amazonas, Rondônia, Tocantins, Pará, Maranhão e Paraíba. O programa que recebe o apoio do COFEN - Conselho Federal de Enfermagem - logo chegará à Bahia e Goiás. No caso dos alunos de dois centros de ensino superior da capital Pernambucana, Recife, a seleção teve início numa solenidade ocorrida no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, um dos centros parceiros no programa, localizado no bairro do Derby.

A Presidente do COREN-PE, Dra. Célia Arribas, fez a abertura do evento, que conteceu no último dia nove (09) de março, às nove da manhã, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, deu as boas vindas aos estudantes selecionados, ao lado da Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universo Profa. Ana Paula Uchôa, o Diretor Acadêmico da Nassau, André Luiz Silva e o coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Hugo Rafael de SOuza e Silva, além do Assessor Técnico do COFEN, Pedro Rodrigues e o Instrutor Flávio Rocha. Dos 19 alunos, oito foram escolhidos para fazer parte do programa que leva atenção e cuidados às crianças das Unidades de Tratamento contra o câncer. Célia Arribas também explicou que dentro de um ano haverá uma nova seleção de alunos para o Programa, entre alunos dos cursos superiores do Estado, que hoje somam 18 ao todo.

A implantação efetiva do Programa, no Hospital Infantil Maria Lucinda aconteceu no dia 12 de março. O primeiro grupo de alunos animou a tarde de crianças da unidade de saúde localizada no bairro da Jaqueira, Recife. Essa assistência tem carga-horária prevista de dez horas semanais. Outra unidade de saúde que receberá visitas dos Anjos é a unidade infantil do Hospital do Câncer. A estréia foi acompanhada por uma equipe de repórteres e cinegrafistas da TV Tribuna, afiliada da BAND. Os alunos foram divididos em dois grupos que fizeram pequenas peças de teatro para as crianças e arrancaram muitos sorrisos. O Programa é inspirado na "Terapia do Amor", do médico americano Path Adams.


Coordenador de Artes – Flávio Rocha


Dra. Célia Arribas – Presidente do COREN-PE




Voluntários inscritos


Anjos da Enfermagem e Comitê da Ação Pernambuco Solidário no Maria Lucinda e HR



As crianças do setor de Pediatria do Hospital Infantil Maria Lucinda, no bairro da Jaqueira, receberam hoje mais uma visita dos Anjos da Enfermagem. Alunos da Universo e Faculdade Maurício de Nassau que estão cumprindo carga horária semanal de duas horas e desde o início deste mês fazem parte do Programa nascido no Cariri e agora implantado em Pernambuco, com apoio do COFEN e COREN-PE.

Dessa vez, eles estavam acompanhados de bonecos gigantes do Comitê da Ação Pernambuco Solidário, coordenado na região pelo jornalista Anselmo Monteiro, que acrescentou às brincadeiras, sorrisos e balões coloridos, 400 bolas para presentear as crianças internas neste período da Páscoa.

Outras duzentas crianças do Hospital da Restauração serão beneficiadas hoje, a partir das 15 horas. O comitê também reservou um total de 300 cestas básicas para famílias de crianças atendidas nestas duas unidades de saúde.

Segunda a coordenadora do Programa Anjos da Enfermagem em Pernambuco, Fernanda Cerqueira, fiscal do Conselho Regional de Enfermagem - Pernambuco, o projeto agora é ampliar o programa pelo interior do Estado. “Já houve contato de uma Universidade de Arcoverde, interessada em fazer parte do programa”, informou.

No próximo ano haverá novamente seleção de acadêmicos da Enfermagem para formação de uma nova turma de Anjos. O programa representa créditos complementares nos currículos desses estudantes. Novos centros de ensino superior serão convidados a fazer parte do programa.


Samuel de um ano e meio mostra seu machucado a um dos Anjos

Assessoria de Comunicação COREN - PE

Compartilhar post

Bookmark and Share

0 comentários :

Postar um comentário