Parceria entre Anjos da Enfermagem e Universidade Regional do Cariri

A Presidente do Instituto Anjos da Enfermagem, Jakeline Duarte, solicitou uma audiência e foi atendida pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri Dr. Plácido Cidade Nuvens . O motivo do encontro foi retomar a parceria entre as duas instituições, e apresentação do Programa Anjos da Enfermagem que passa a partir de abril a ser um projeto Nacional.



O Instituto foi fundado em 2004, após a estudante de Enfermagem Jakeline Duarte ler o livro “Terapia do Amor”, que retrata a vida do médico norte-americano Hunter Adams, mais conhecido como Patch Adams. Em 2007, o grupo firmou uma parceria com o Hospital Maternidade São Vicente de Paula – Centro de Oncologia do Cariri. São vários os projetos desenvolvidos no centro de oncologia, todos voltados à assistência a crianças com câncer. A equipe também desenvolve trabalhos em busca da humanização da saúde, através de palestras e cursos. O objetivo é incentivar as práticas humanas, exercício da cidadania e inclusão social iniciados ainda na vida acadêmica.

A ex-aluna da universidade foi convidada recentemente pelo Conselho Federal de Enfermagem, através do então presidente Manuel Nery a implantar os anjos da enfermagem em todos os estados brasileiros, o projeto foi votado em reunião ordinária no dia 29 de fevereiro de 2008, aprovado por unanimidade entre todos os conselheiros federais, para o presidente do COFEN trata-se de uma iniciativa única na enfermagem brasileira, que merece o respeito e apoio de todos. O reitor Plácido Cidades Nuvens, reconhece também a importância do projeto, principalmente para região do Cariri “ Precisamos apoiar o pluralismo de idéias, o empreendedorismo social é um grande instrumento de democracia, o projeto dos anjos une 03 vertentes, a educação, a ciência e a solidariedade. Dr. Plácido destacou também a iniciativa pioneira da ONG na assistência a crianças com câncer, problema até então não percebido pela sociedade caririense, “ Com esse projeto podemos desenvolver pesquisas em relação a situação da crianças com câncer em nossa região e assim a universidade estará contribuindo para melhoria da qualidade de vida dessas crianças”A Diretora de Centro Dra. Betariz Tupinambá também salientou a importância dos projetos e apoiou a iniciativa da pesquisa em relação a situação do câncer infantil na região.

Clique aqui para saber sobre a parceria do COFEN.

Jakeline Duarte demonstrou o interesse em retomar a parceria e agradeceu o empenho da Diretora do Centro de Ciência da Saúde Dra. Beatriz Tupinambá e da Pró-reitora de extensão Professora Cileide, "Os estudantes voluntários da URCA só tem a ganhar com essa parceria, acreditamos que juntos iremos produzir ações sociais significativas para humanização da saúde e assistência a crianças com câncer do Cariri, público-alvo principal do nosso Instituto. Estamos felizes com a parceria, sabemos que as chances de cura para um câncer infantil, dependem das redes sociais de apoio e com certeza trabalharemos unidos para a construção do Centro de apoio a Crianças com Câncer em Barbalha”, ressalta Jakeline Duarte.


Diretora de Centro da saúde – Beatriz Tupinambá; Pró-reitora de Extensão – Cileide; Presidente do Instituto Anjos da Enfermagem – Jakeline Duarte; Reitor da Universidade Regional do Cariri – Prof. Plácido Cidade e Viviane Brito – Coordenadora Local dos Anjos da Enfermagem.

A pró- reitora de extensão destaca que o projeto é de interesse de todos e que o importante são os resultados que irão nascer das parceria instituída. A reunião terminou com duas certezas, uma o grande desafio da luta contra o câncer infantil na região, a outra a certeza de uma grande parceria entre a Universidade Regional do Cariri, berço da acadêmica autora do projeto Jakeline Duarte, e do Instituto Anjos da Enfermagem uma das maiores instituições civis da enfermagem brasileira.

A Urca passa agora a fazer parte do grupo “Universidades do Bem” que reunirá todas as universidades nacionais parceiras dos Anjos da Enfermagem, a idéia de Jakeline Duarte é promover a responsabilidade social dos estudantes de enfermagem e das universidades.

Assessoria de Comunicação Anjos da Enfermagem

Compartilhar post

Bookmark and Share

0 comentários :

Postar um comentário